quinta-feira, 4 de maio de 2017

Ipê-de-Jardim

Olá meus amigos!

Vamos conhecer um pouco sobre o Ipê-de-jardim, uma árvore que produz flores lindas e que são ótimas para as abelhas.


Origem
Com o nome científico de Tecoma Stans, o Ipê-de-jardim é conhecido popularmente como: sinos-amarelos, ipêzinho-de-jardim, ipê-mirim, ipê-amarelo-de-jardim, guarã-guarã, carobinha, bignônia-amarela e amarelinho.
Esta planta sobrevive nos climas: tropical, subtropical, oceânico e equatorial e é originária do México, Estados Unidos, América do Sul e América do Norte.

Características
Rústico, o Ipê-de-jardim pode atingir de 4 a 6 metros de altura, requer sol pleno, solo fértil – enriquecido com matéria orgânica – e regas nos períodos secos. Tolera geada e propaga-se por sementes e estaquia.
É uma árvore perene, ou seja, bastante durável. Contém folhas com bordas serrilhadas e flores tubulares, amarelas, semelhantes às do ipê-amarelo e fornece uma grande quantidade de néctar e pólen. A florada é mais intensa nos meses mais quentes, no entanto pode permanecer também no outono e começo do inverno, sendo de grande auxilio para as abelhas, pois outono e inverno são as épocas com mais escassez de pólen e néctar.
Apesar de ornamental, o ipê-de-jardim é considerado perigoso. Trata-se de uma planta invasora, que inutiliza pastagens e prejudica a regeneração de espaços degradados. Isso ocorre devido à sua imensa capacidade de gerar sementes viáveis e ao seu desenvolvimento rápido. Por essa razão, deve-se tomar cuidado para que as sementes não se espalhem muito.


Cuidados e cultivo do Ipê-de-jardim
·         Como foi dito acima, o Ipê-de-jardim requer sol pleno. Assim, busque por um local ensolarado e bastante drenado para o cultivo;
·         Devido a seu porte pequeno, o cultivo é recomendado na arborização de jardins e de zona urbana;
·         O melhor clima para plantio é o quente e úmido;
·         O plantio por sementes é muito fácil, pois as sementes germinam facilmente entre 14 e 21 dias.


·         Por estaquia deve ser escolhido um galho jovem, retirar as folhas e inseri-lo no solo preparado.
·         Quanto à poda, a espécie aceita bem. Quem pretende conduzi-la como arvoreta – um pouco maior que um arbusto –, precisa fazer podas de formação. Para isso, corte brotações laterais e deixe o principal. Um bom período para podar o ipê é em janeiro. Com florada abundante e raízes não agressivas, é uma espécie que rebrota rapidamente após as podas;
·         Se a planta for jovem, deve-se conservar o solo úmido, mas não muito molhado. O indicado é regar duas vezes por semana. Se for adulta, procure regar apenas em períodos de estiagem de longa duração;
·         Seu cultivo não requer grandes esforços. Basta fornecer solos com boa drenagem, do tipo areno-argiloso. Faça uma cova de 40×40 e, com a terra retirada, misture 10 colheres de sopa de NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), fórmula 04-14-08;
·         Procure deixar um bom espaço para a planta, pois, por ser uma perene, o Ipê-de-jardim acaba não sendo uma boa opção para canteiros de flores. Desse modo, o indicado é que se faça o cultivo mais ao fundo do canteiro.


Então é isso pessoal, mais uma dica de uma árvore fácil de plantar e que ajudará muito as nossas abelhas.



Até a próxima!

Um comentário: