quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Abelha Jataí

Olá amigos! 

Neste post vou contar um pouco sobre a abelha Jataí... 


Meu irmão Tiago e eu, agradecemos profundamente nossos avôs, pois eles nos ensinaram a preservar e respeitar a natureza e foram os primeiros a nos mostrar as Jataís, transmitindo todos os seus conhecimentos para nós!



Esta pequena abelha é responsável por atrair pessoas curiosas, que gostam de preservar o meio ambiente, pois ela é muito comum dentro das cidades, sendo uma abelha dócil e uma ótima polinizadora, fazendo com que as pessoas se apaixonem por elas e montem um meliponário em suas residências, preservando várias espécies. 



Jataí – (Tetragonisca Angustula)

 A Jataí, também chamada de Jataí-Amarela, Abelha-Ouro, Jati, Abelha-Mirim, Mosquitinha-Verdadeira, Sete-Portas, Três-Portas e Abelha de Botas é uma abelha social de ampla distribuição pelo Brasil. Elas constroem a entrada do ninho em forma de tubo, não muito curto, construído com cerume mole, sua parede é fina e apresenta pequenos furos, abrindo a entrada durante o dia e fechando a noite. Os favos de cria podem ser formados horizontais ou verticais e ocorrem células reais. Possui um invólucro muito desenvolvido ao redor dos favos de cria. Os potes de alimentos são pequenos, atingindo 1,5 cm de altura. Podem ou não apresentar comportamento agressivo, beliscando a pele e enrolando nos cabelos, entretanto, esse comportamento é breve e não causa ferimento algum nas pessoas, sendo considerada uma abelha dócil e de fácil manejo pelos meliponicultores. É uma das abelhas mais fáceis de criar no Estado de São Paulo. "O tamanho das colônias varia entre 2 mil a 5 mil abelhas” (Lindauer & Kerr, 1960). O seu tamanho é cerca de 4 a 5 mm, tem a cor dourada, com cabeça, tórax e abdome escuro e pernas pardacentas. O seu mel é empregado principalmente para fins medicinais. Produz um mel claro, fino, delicioso, de aroma suave e bastante valorizado, mas escasso. A produção de mel de uma colônia bem desenvolvida é de 700 a 800 ml em média por ano. Essa abelha é uma das mais fáceis de ser capturada em ninhos-isca em residências, pois elas procuram lugares ocos em muros, postes, telhados, entre outros. 

Vale lembrar que não se deve tirar os ninhos das abelhas da natureza para levá-las para casa, pois a natureza depende das abelhas e as abelhas dependem da natureza para sobreviver. 
Adquira colônias de Meliponicultores ou capture algumas em ninhos-iscas!!!


No próximo post eu ensinarei a fazer um ninho-isca para capturar as abelhas sem ferrão. 


Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário