segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Transferência da caixa velha

Olá amigos!

Na semana passada eu mostrei como fazer a transferência do ninho-isca para a caixa racional, e hoje eu mostrarei como fazer a transferência da caixa racional velha, consumida pelos cupins, para a caixa racional nova.

No dia 07/01/17 (sábado) minha esposa Adrielly e eu fomos à cidade de Santa Rita do Passo Quatro, cidade vizinha, na casa do nosso querido amigo Sr. Emílio. Lá ele tinha uma caixa de Jataí que estava inteiramente consumida pelos cupins, atrapalhando o desenvolvimento das pobres abelhinhas e também correndo o risco de perder o enxame. Lembrando que a caixa possuía mais de 15 anos. Então nós fomos lá ajuda-lo a mudar o ninho das Jataís de caixa. Nós levamos a caixa racional modelo inteligente como presente.


O procedimento é basicamente o mesmo da transferência do ninho-isca para a caixa racional, a diferença é que o ninho já estava separado dos potes de mel e também exige um pouco mais de cuidado, pois a caixa estava inteira pregada e desmanchando devido o ataque de cupins.

Nós separamos todo o material necessário e deixamos tudo preparado para a transferência. Lembrando que escolhemos um dia quente, sem chuva e nem ventos. Retiramos a caixa velha do local e levamos para um local seguro para a transferência.


Retiramos os pregos das tampas com um martelo e retiramos as tampas. Assim pudemos ver em qual parte estava o ninho, parte mais importante de uma colmeia.


Como o ninho estava de difícil acesso por cima, foi necessário abrir a caixa pela frente, para que assim conseguíssemos retirar os discos de cria. Vejam a quantidade de pó de madeira deixado pelos cupins. 



Reparem nas fotos abaixo que no ninho não havia quase nada de cera, somente própolis e potes de pólen ao fundo. Como os cupins estavam acabando com a madeira da caixa, as abelhas foram tampando os buracos com própolis, reduzindo o invólucro do ninho de cerume.




Retiramos os discos de cria e depositamos na nova caixa para Jataí modelo inteligente. Como havia vários discos, foi necessário colocar no ninho e sobreninho da caixa nova. Adicionamos também cera alveolada, simulando o invólucro feito pelas abelhas, já que elas não tinham quase nada de cera para a proteção do ninho. Aproveitamos também o momento para localizar a rainha para levá-la na caixa nova junto com os discos de cria. 






Retiramos também todos os potes de pólen e colocamos na terceira gaveta da caixa nova.




Como a caixa estava com uma produção enorme de mel, conseguimos tirar somente o necessário para colocar nas outras duas gavetas restantes da caixa nova. Lembrando que adicionamos somente os potes que não estavam furados ou vazando, para não atrair inimigos naturais. O restante foi colocado em uma vasilha plástica para que a família do Sr. Emílio possa se deliciar com o irresistível e medicinal mel produzido pelas Jataís.




Colocamos um pouco de cera da caixa velha no orifício de entrada das abelhas, para que assim as campeiras achem com facilidade o seu ninho.
Fechamos a caixa e colocamos no mesmo lugar em que estava a caixa velha, assim todas as abelhas vão encontrar a casa nova.





Após 15 dias estaremos voltando lá para verificar o desenvolvimento das abelhinhas em sua nova casa.

Mais um trabalho realizado com sucesso.




Se alguém precisar de alguma informação ou ajuda, entrem em contato comigo através do meu e-mail ou deixando a pergunta abaixo do post, terei o prazer em ajudá-los! 


Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário