segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Transferência de Jataí

Feliz 2017 a todos! Que este ano seja mais um ano de vitórias, conquistas e bênçãos!

E para começar bem o ano, nada melhor do que fazer uma transferência de Jataí do ninho-isca para a caixa racional...

Essa isca foi pega no dia 17/10 na casa do meu querido amigo Marcello (Barbudinho).

Um exemplo de pessoa que não conhecia as Abelhas Sem Ferrão, mas foi só eu apresentar as espécies para ele que surgiu na hora um encantamento e interesse nessas maravilhosas abelhas. 
Fizemos um ninho-isca para vermos se conseguíamos capturar algum enxame de Jataí em sua casa.  Dito e feito... tivemos a felicidade de capturar o seu primeiro enxame na varanda de sua casa. E como presente pela captura, eu dei para ele a sua primeira caixa racional, onde será a nova moradia das abelhas. 


Esperamos passar no mínimo 2 meses e fizemos a transferência, como veremos abaixo: 

Primeiramente, escolhemos um dia quente, sem chuva e nem ventos. Separamos todo o material necessário para a transferencia e preparamos uma mesa firme para usarmos como apoio. 
Retiramos o ninho-isca do local sem movimentá-lo muito, deixando sempre na mesma posição, pois assim preserva os discos de cria. 


Retiramos toda a embalagem da isca cuidadosamente. 


Cortamos o fundo da garrafa, retirando-o por completo. Em seguida, abrimos a garrafa pelo meio, sempre com a menor ponta possível do estilete para não machucar o ninho. 



Retiramos os potes de mel e pólen cuidadosamente sem danificá-los e separamos na melgueira e sobreninho. 



Removemos cuidadosamente os discos de cria e passamos para o ninho da caixa racional, sempre mantendo a posição dos discos viradas para cima. Aproveitamos que a rainha estava entre os discos de cria e levamos o mais rápido possível para a caixa



Depois juntamos toda a cera que havia na isca e passamos para a caixa, colocando em volta do ninho e um pouco no sobreninho. Aproveitamos também para colocar um pouco de cera no orifício de entrada da caixa, tanto pelo lado de dentro, quanto pelo lado de fora, para que assim as campeiras achem com mais facilidade o seu novo ninho.





Juntamos os módulos da caixa e vedamos as frestas com fita crepe, para que assim não passe vento para dentro do ninho e também proteja as abelhas contra inimigos naturais. Aproveitamos também para acrescentar um copinho com palitos de sorvete dentro da melgueira, para adicionar o xarope posteriormente. 
Fechamos a caixa com a tampa e colocamos no mesmo lugar onde estava o ninho-isca, pois assim as campeiras que estavam perdidas vão encontrar o seu ninho e ajudar a arrumar a bagunça que fizemos. 



Colocamos também alguns pedaços de cera alveolada pelo lado de fora da caixa, para que assim as abelhas coletem e auxiliem na reforma do ninho. 
Será adicionado a cada 5 dias o xarope para auxiliar na alimentação das abelhas. 


Após 15 dias nós iremos abrir a caixa para vermos como está o desenvolvimento da colmeia. 


Então é isso pessoal, espero que este post possa auxiliá-los nas transferências de seu enxames capturados em ninhos-isca. 


FELIZ 2017!!!



Até a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário